quarta-feira, agosto 19, 2009

GUARDADOS DO TEMPO.

Fiz esse post hoje de manhã e aqui tinha uma foto, mas devo admitir que não consegui deixá-la, então peço desculpas por retirá-la mas manterei o nome do artista. Foto: Nic Ut
Foto:Misha Gordin

Victor Jorgensen


Kevin Carter


Annie Leibovitz - Fotografia baseada na Fontana di Trevi em Roma




A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz"..[1]
Por definição,[

Parabéns fotografo que tanto faz enxergar.
É através do teu olhar que vejo as belezas do mundo
É com ele que mostra também as doenças mais profundas
A tua imagem tem poderes inimagináveis
Faz brotar a consciência de a imagem poetizar
A fotografia transformando o olhar .


Foi lá no Bloguite que soube dessa data
um blog de um grande artista, o Chapa.

17 comentários:

the dear Zé disse...

O fotografo que também (um bocadinho) sou agradece o post.
A pessoa agradece TUDO o resto...

Bêjos

entremares disse...

Sabes... a Fotografia é algo de ... mágico. O poder de eternizar um momento, algo único, irrepetível. E não só no foto-jornalismo, onde encaixaria a maioria das imagens que colocaste no post.

E não é verdade que tantas e tantas pessoas ( não só indígenas de tribos remotas ) se recusam a ser fotografados... com receio que lhes capturem a alma?

Pois a fotografia, para mim... é isso mesmo. O poder de capturar a alma, a essência das coisas, sejam elas pessoas, animais, flores... ou pedras.

Beijos.
Rolando

Selena Sartorelo disse...

Olá Caçador..rindo muito..mas não posso evitar, você é de fato um bom moço..quero dizer um Caçador bom!!..errei de novo..um bom fotografo rsrsr.

beijos meu amigo e parabéns

Olá Rolando...Penso assim como você..na verdade são tantos os que gostaria de homenagear que acho que não caberia aqui, então busquei algumas que representassem todos...E não culpo essas tribos que não se deixam fotografar com certeza muitas coisas suas almas tem prá revelar revelar. Acho que é um data que precisa ser dita..são artistas que tem sobre tudo um olhar especial.

beijos e obrigada.

angela disse...

Lindas fotos, imagens fortes, emcionadas.
abraços

Lunna disse...

Sou apaixonada por fotografias, lembro que minha primeira câmera (uma kodak instamatic) com filmes e flashs... Foi um presente de minha mamma! Hoje eu tenho uma canon e meu celular. Fiz algumas fotos ontem de uma simples folha caída pelo chão, representando o outono!
Desde quando descobri Annie Leibovitz me apaixonei pelo trabalho dela, pelo olhar dela através da lente - sabe como é isso? Um poeta construi versos, um fotografo constrói horizontes...
Meu abraço

Selena Sartorelo disse...

Olá Angela esse é um dos poderes que a imagem tem...o de fazer emocionar...a mim também emocionam e vamos combinar que podem ser até bem mais simples que essas e nem tão famosas, mas quando sentimos o olhar esse é o dom de fotografar..

Beijos,

Olá Luna..interessante o que me fez lembrar..lembro do tempo, tempo recente em que procurava uma imagem para ilustrar os textos que escrevia..Não não podia ser qualquer imagem... tinha que ter um significado dado pelos sentimentos que aquelas palavras mal escritas traziam...porém continham os meus pensamentos então procurava a imagem que carregasse aquele sentimento.
Hoje escrevo para a imagem...ouso pensar que sinto aquele momento..coisa de gente que gosta de escrever e de ver. Apurar os sentidos não sei. Melhorá-los ou mesmo tranformá-los. Mas não escrevo prá tudo o que vejo, escrevo só para o que sinto ver.
Como , eu adoro fotografia...mas minha camêra é mais abstrata ou subjetiva tavez....acho que encontrei a melhor expressão..Na verdade minha camêra é mais amadora rsrsr!!!!

nota: adoraria ver tuas folhas de outono.
beijos,

Cristiana Fonseca disse...

Olá querida Selena,
lindas e eternas fotografias, lindo post.
Querida Selena, deixo minhas desculpas pela minha ausência, estive envolvida com um projeto de docoração infantil aqui em minha cidade e estou desenvolvendo um novo projeto para uma futura exposição e de quebra minha filha, meu anjo esteve por duas semanas com uma crise alérgica, o que requer muitos cuidados, tive que dedicar o tempo de mãe quase que integral.
Obrigada pelo carinho e pela preocupação, devo lhe visitas ao teu belo blog e postagens , este fim de semana terei novidades por la.
Grande beijo,
Cris

Anônimo disse...

Ei Selena!!

O blog "O que elas estão lendo!?" está sorteando o livro "O Senhor March" ganhador do Prêmio Pulitzer de 2009!

Como você é leitora de uma de nossas seguidoras, viemos aqui te convidar!

Para participar, dê um pulo no blog e deixe um recado dizendo: eu quero participar!!!

Já está concorrendo! Serão cinco ganhadores.

Beijos

Flavia Mariano
Equipe "O que elas estão lendo!?"
www.elasestaolendo.blogspot.com

Margarida Piloto Garcia disse...

Belíssimas fotos na verdade.todas as artes expressam e captam o que de melhor e pior existe.A de fotografar é uma das que me apaixona.aphor

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Sensacional as fotos.

Qto ao chá, ele nao cura totalmente, mas suaviza.

Um beijao

Selena Sartorelo disse...

Olá Cris,
Não tem o que pedir desculpasr, Graças a Deus vc está envolvida com muitas coisas boas, sinto apenas pela sua filhina, espero que já esteja tudo bem agora com ela.
Agradeço muito a tua atenção, mas se está tudo bem isso é o que importa.
Você é sempre muito bem vinda aqui, apreceça quando der e puder.
Vou visitar o seu blog para ver a novidades com certeza.

beijos,

Olá flávia,
muito obrigada pelo convite.

Olá Margarida.
Seja bem vinda por aqui...eu também gosto muito de arte... entendo pouco dessa técnica, mas gosto de tentar perceber o olhar de quem a faz.

beijos,

Oi Georgia, obrigada.

Se aminizar já ajuda né rsrsr!!!

beijos

Maria Augusta disse...

Selena, acho que sei qual foi a foto que você tirou...ela é muito terrível mesmo. Outra que me impressiona muito é a da menina correndo nua numa estrada completamente queimada pelas bombas de napalm na guerra do Vietnã...mas ela sobreviveu e hoje é uma mulher, contrariamente à menininha da outra foto. Entre as que você nos trouxe neste post, aliás todas maravilhosas, a minha preferida é a da Fontana de Trevi, de Annie Leibovitz. Quanto ao célebre "Le Baiser de l'Hotel de Ville" (o casal se beijando), do Robert Doisneau é um verdadeiro símbolo da fotografia, quanto mais tempo passa, mais tem charme. Você fez excelentes escolhas para homenagear esta arte.
Um grande beijo.

:.tossan® disse...

As fotografias falam, recitam, cantam, suplicam e choram. Parabéns pelo show desta edição. Beijo

Selena Sartorelo disse...

Olá Maria Augusta...Meu olhar é amador, apesar de trabalhar com imagem (tv) percebo o quanto ainda estamos atrasados nessa arte..sempre disse que a luz faz o tempo da história...gosto muito dessa arte..dessa foto que se movimenta em frames e particulas..mas essa. Essa que marca um tempo..que registra um momento o de quem fotografa e de ou do que é fotgrafado, essa de fato é mágica...sou capaz de ficar horas vendo fotografias..e percebo como ainda tenho o que ver.
E existem alguns que valem a pena olhar.
Obrigada..fico muito feliz que tenha gostado... aprendo sempre muito com você.

Beijos grandes, enorrrrrrrrmessssss. rsrsr!!


Olá Tossan.
Você é sabe bem o que fala e obrigada..mas os parabéns são teus e de mais ninguém ( deu rima)

beijos querido.

Rafeiro Perfumado disse...

São momentos intemporais, de facto, mesmo tendo havido manipulação na fotografia do beijo. Mas também, quem é que liga a isso, não deixa de ser um momento maravilhoso...

Camila Diesel disse...

Fico maravilhada com a arte da fotografia. O fotógrafo consegue captar exatamente o sentimento, o momento.
Ah, quem me dera ter esse olhar. Mas, como não tenho, sigo admirando a arte alheia!

Beijos!

Selena Sartorelo disse...

Olá Rafeiro Perfumado, seja bem vindo.

Seria muito bom que todas as manipulações tivessem essa ou alguma serventia.

beijos,


Olá Camila, Bonita frase essa "Ah, quem me dera ter esse olhar."
Eu já digo com certeza de não tê-lo. Ah, quem me dera tivesse esse olhar." Então curvo-me a quem o tem, com muito gosto.

Obrigada pela visita,
beijos,