terça-feira, outubro 04, 2011

O Inverso...Na integra.

Imagem: google

Nota: Normalmente escrevo para uma imagem. Nesse caso fui atrás de uma que se aproximasse das palavras. Os créditos só não são explícitos por acordo das partes rsrs!! Um presente que ganhei e amei.


Um conversa casual...


Sel,

Refleti sobre as leituras que me proporcionou em meu mural e resolvi questionar a minha conclusão... será 90% da humanidade realmente tosca?

Porque será eu teria essa sensação tão instintiva?

Fiquei alguns instantes refletindo sobre a história da humanidade e seus feitos, e entendi a minha sensação a respeito dessa espécie...então, resolvi compartilhar...

O ser humano... espécie que habita e prepondera neste planeta, o ser mais inteligente e evoluído, capaz de feitos magníficos, impensáveis por qualquer outra espécie que aqui habita... e até de muitos outros seres humanos! Que possui um instinto de sobrevivência que apenas não supera a sua própria prepotência...

Tanta capacidade evolutiva e de aprendizado, mas que na mão de algumas pessoas é tão produtivo quanto perigoso, como crianças brincando com fogo e, na nas mãos de tantas outras, se assemelha a símios contemplando Einstein explicar a teoria da relatividade...

Incapaz de controlar os próprios sentimentos, se consomem por eles, como seres autofágicos, mentes fracas, incapazes de controlar os seus instintos mais naturais, que qualquer outra espécie é capaz de fazer instintivamente, até sem pensar... se entregam a vícios e todo tipo de atividade autodestrutiva para si mesmos, seus semelhante e todo o ecossistema.

Aliás, o que mais prepondera na humanidade é sua capacidade destrutiva, possui desejos e anseios que não fazem nenhum sentido para a harmonia do planeta e subsistência das espécies.

Se diverte diante de práticas cruéis... capaz de atrocidades inimagináveis por qualquer outro ser que possa habitar este planeta, quiçá o Universo...

Possui um ego que somente não supera sua própria prepotência, sua maior característica, os reis da terra, do Universo, diferente de outros animais o ser humano não se submete a seleção da natureza, fazem sua própria, enxergam tão longe quanto o próprio umbigo, procriam por diversão e vivem impassíveis ao sofrimento alheio. Capaz de sentir paz e conforto mesmo diante da destruição que sua existência, por seus atos, causa ao planeta, somos reis da insensatez... caminhando em direção a própria destruição.

A população humana cresce geometricamente, mais pessoas que os recursos naturais podem suportar, multiplicamos o solo verticalmente para que possamos crescer ainda mais, mesmo diante da escassez de recursos, continuamos consumindo e multiplicando como ervas daninhas em um pomar, sem qualquer controle, nossa ciência, em regra, está voltada para nós mesmos, ignorando o ecossistema que nos cerca, nossa poluição destrói, a cada dia, os milagres da natureza, que começa a se voltar contra nós...

Desdenhamos as demais espécies, pois somos os seres supremos deste planeta, a forma de vida mais importante que qualquer outra deste planeta... Oceanos e animais marinhos afogados em óleo...espécies extintas e mares desertos pela ação da humanidade, por ganância ou diversão, matas, florestas se transformam em selvas de pedra, afinal... o mundo é nosso! Tanta luz e não conseguimos sair da escuridão...

No noticiário guerras...jogos de futebol...a indústria do entretenimento e tantas outras atividades que julgamos tão importantes e servem somente a nós mesmos, sem qualquer valor produtivo, que geram riquezas e poder, esses os maiores legados da humanidade, sempre em busca do pote de ouro no final do arco íris.

Empresas gigantescas que escravizam uns aos outros, em uma competição psicológica de crueldade, e continuamos nos movendo como máquinas, dia a dia, sem saber muito bem onde queremos chegar... estamos dificultando, dia a dia, nosso própria sobrevivência, competindo entre nós mesmos ao invés de somarmos esforços, como seria o natural . Aliás, a humanidade é talvez a única espécie dotada dessa capacidade, competitiva, ou melhor, obsessão competitiva .

Curamos as doenças que nós mesmos criamos, mas algumas ainda não conseguimos curar... salvamos o mundo que nós mesmos destruímos, mas que nem sempre conseguimos salvar... libertamos aqueles que nós mesmos escravizamos, mas muitos ainda morrem no cárcere... somos selvagens, ferozes, inventamos a ética, valor que mais ignoramos, somos tratores desgovernados passando uns sobre os outros.

Alguns me dirão... em nossa história tivemos personagens magníficos, inteligentes, na ciência: Einstein, Lavoisier, Ampère, Darwin, Galileu, e vários outros; na música: Beethoven, Mozart, Vivaldi, Bach, Chopin e vários outros; na filosofia: São Thomas de Aquino, Aristóteles, Hobbes, Kant, Karl Marx, Platão, Nietzsche, Sócrates... Cristo... e muitos outros; na política: Joana D’arc, Cleopata, Ghandi, Luther King, Mandela, Anita Garibaldi ....Cristo... Hitler (?!)... e tantos outros .... pessoas espiritualmente evoluídas de grande inteligência emocional: Ghandi, Madre Teresa, Cristo, Chico Xavier, e muitos outros...

Mas ai eu pergunto. Esses expoentes da humanidade, quanto será que representam se considerada toda sua população em todo esse período de tempo?

E se a esses somarmos, tantos outros, igualmente expoentes, nas diversas áreas, entretanto desconhecidos, sufocados pela grande maioria, quantos representariam?

E se somássemos, ainda, aquelas pessoas, não tão exponenciais, mas simples, boas, que tem pureza na alma e no coração, que vêem como seus maiores valores não o Poder e o Dinheiro, mas que valorizam o conhecimento, a ética, reconhecem o valor da natureza e dos demais seres deste planeta, que enxergam além do próprio ego, que não vivem alienadas ao mundo ao seu redor, como robôs, quantos representariam?

Será que conseguimos chegar a 10%?

Se considerarmos só a população do mundo de hoje, que soma cerca de 7 bilhões (7 mil milhões) de pessoas (nenhuma outra espécie atingiu números tão vultosos e crescendo em ritmo tão alarmante), seriam cerca de 700.000.000 (setecentos milhões) de pessoas... Nossa! Assistindo o caminhar da humanidade... não consigo ser tão otimista... acho que vou diminuir para 5%.

Rsrsrs, e ainda conseguimos sorrir...!

Beijos.

Cel

5 comentários:

João Menéres disse...

Ai SELENA que agora não te posso ler !...

Selena Sartorelo disse...

Olá João,
Volte quando puder, esse texto faz parte de conversas literais que tenho com uma amiga querida e ganhei as palavras de presente..gostei tanto que postei.

Beijos. e estou com dificuldade em acessar seu blog e postar comentário, mesmo aqui no meu.

myra disse...

otimo texto e infelizmente é tudo verdade!
um grande beijo

Luísa disse...

Corroboro de cada palavra deixada na reflexão da contemporaneidade! Pena que assim seja.Pena que poucos queiram fazer parte da diferença...
ADOREI!
Beijinhos

Noslen ed azuos disse...

um dia li que se a humanidade se extinguisse por 100 anos o planeta se regeneraria, voltava ao que era antes da soberania do homem, existe uma luz para a natureza, de resto é só esperar um asteroide ou cometa cruzar nosso caminho.

bjs
ns