segunda-feira, novembro 30, 2009

Ilusão

O que é liberdade ?

“A Liberdade é um bairro da cidade de São Paulo, localizado parte no distrito da Liberdade e parte no distrito da Sé. É conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa na cidade, a qual, por sua vez, congrega a maior colônia japonesa do mundo, fora do Japão.” Fonte: Wikipédia

“Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários. Não se trata de um conceito abstrato. É necessário observar que filósofos como Sartre e Schopenhauer buscam, em seus escritos, atribuir esta qualidade ao ser humano livre. Não se trata de uma separação entre a liberdade e o homem, mas sim de uma sinergia entre ambos para a auto-afirmação do Ego e sua existência. E na equação entre Liberdade e Vontade, observa-se que o querer ser livre torna-se a força-motriz e, paradoxicamente, o instrumento para a liberação do homem.” Fonte Wikipédia.
"A única pessoa livre, realmente livre, é aquela que não se importa com o que os outros pensam dela."

Procurei a autoria dessa resposta e não encontrei, e nada mais dela sei, além, da indicação dela ser dos mestre dos magos, uma personagem de desenho animado. Mas quando a isso me atentei eu já estava animada a escrever, então continuei pois se o mestre disse isso, é por não viver num mundo real...aqui a liberdade é considerada na melhor das hipóteses louca, esquecendo com essa afirmação, que o ego não aceita o desprezo.
Mas eu posso também escrever, que tudo é uma questão de interpretação e que é exatamente assim que todos tentam ser ...talvez até devam ser, se for esse o limite para a compreensão na verdade das referências e a mentira nas existências, sem pedir explicações.
A liberdade em pensar que esse é um novo e único pensamento escrito nesse momento e que após ser lido revive todo o sentimento pseudos e próprios da palavra liberdade.

Manter-se na zona de conforto é sempre a melhor opção.


Qual era mesmo a pergunta!!!!!!!!!!rsrsr

6 comentários:

myra disse...

otimo, e estou de acordo que " liberdade é nao se importar com a opinaiao dos outros1 sempre que sejamos honestos e concientes do que pensamos, fazemos etc...
beijos
e que bom que voce escreve estas coisas...

:.tossan® disse...

Liberdade só com respeito ao próximo e as normas estabelecidas. Liberdade sem bagunça. Quando caminho na praia e encontro sujeira, quando vejo políticos roubando com aval do presidente da república, quando vejo hospitais quebrando mesmo com os impostos que pago...A minha liberdade já vai cedo demais. Qual era a pergunta?! Belo texto! Beijo

angela disse...

E quem se importa com a pergunta, quando se tem um belo texto para ler?
beijos

José disse...

Olá Solene,
A liberdade foi uma coisa que sempre procurei ter, talvez por ter nascido
num país onde não avia liberdade. Por isso fui para outro pais onde essa Liberdade ixestia, e um dia mais tarde regressei ao meu país onde a liberdade tinha acabado de chegar, hoje penso que sou um homem
livre, respeito a liberdade dos outross, e exijo que respeitem a minha.
Tento não me preocupar com o que os outros pensem de mim.

o resto de um bom dia
um beijinho, José

João Menéres disse...

LIBERDADE é não estarmos condicionados MAS NÃO CONDICIONAR OS OUTROS.

Isto é, por outras palavras: A NOSSA LIBERDADE TERMINA NO EXACTO PONTO ONDE A DE OUTRO COMEÇA.

Um beijo, SELENA.

Selena Sartorelo disse...

Olá Myra, Hoje falava sobre a honra que tenho em tê-la aqui.

beijos e obrigada.

Olá Tossan,

Uma liberdade digna e pensada.

beijos,

Olá João,

Concordo meu amigo e que ela não seja apenas lembrada quando o respeito é perdido e a conveniência de uma frase feita se faz oportuna.

beijos meu amigo.